Conforme explicamos, é bem mais prático fazer a faxina na cozinha por etapas. Planeje a organização da cozinha e assim terá mais tempo para as outras atividades.

Se na casa tem uma faxineira, encarregada de fazer a limpeza que mencionamos nas outras postagens, você irá simplesmente conservar os espaços, arrumando e colocando os objetos nos devidos lugares. Mas se foi contratada para os serviços gerais da casa aproveite as nossas dicas, caso precise que seu dia seja mais produtivo.
 
Diariamente você arruma a cozinha, lava as louças, limpa o fogão, limpa as superfícies dos moveis, dar uma geral nas portas e janelas, dar uma geral na geladeira retirando o que está vencido ou o que não será aproveitado, limpa o piso e retira o lixo.
A cada dia você determina o que vai limpar mais profundamente.
 
Ex. Na segunda feira você determina que vai limpar os armários e o gabinete da pia.
 
Utilize esponja macia, panos limpos, produto multiuso e detergente com água morna para sujeira mais difícil. Vá limpando e secando ao mesmo tempo para não manchar. No dia da faxina, que é o que você está fazendo, retire os utensílios do gabinete da pia, limpe, seque e retorne tudo aos seus devidos lugares.
 

Limpeza e Organização da Cozinha 

 
Dando sequencia a faxina por etapas na cozinha, na terça-feira você pode escolher por dar a limpeza mais profunda nos eletrodomésticos.
Exemplos:
  • Micro-ondas: desligue da tomada, retire o prato giratório, limpe a parte interna com pano úmido e sabão neutro. Não use facas nem palha de aço para retirar a sujeira difícil, use água pura colocando no micro-ondas por 2 minutos em seguida passe outro pano úmido e seque. Conserve nos outros dia semana sempre limpando depois de uso. Ligue na tomada e ajuste novamente a hora.
  • Liquidificador e Batedeira: esses aparelhos devem ser limpos profundamente a cada uso. Desmonte as peças e limpe com escova e detergente. Limpe com esponja macia para não riscar, enxague bem e seque, e mantenha os cabos arrumados e nunca de qualquer jeito. 
  • Centrifuga: este aparelho também precisa de limpeza profunda a cada uso. Desmonte inteiramente as peças, use escova para retirar os detritos nos cantinhos difíceis, enxague com bastante água corrente. Use esponja macia para não riscar e seque. 
  • Cafeteira: retire o pó de café, limpe o recipiente onde fica o filtro da cafeteira, usando uma escovinha e esponja macia e detergente, enxague bem e seque. A jarra deve ser lavada a cada uso e somente depois que estiver fria. Uma dica é colocar vinagre para passar pela cafeteira como se estivesse fazendo café. Em seguida faça o mesmo processo com água pura por duas vezes, para retirar o cheiro do vinagre. 
  • Sanduicheira: também precisa ser limpas a cada uso. Retire os alimentos grudados com escova e esponja macia. Nunca use objetos pontiagudos para retirar alimentos grudados e nem palha de aço. 
  • Torradeira: Limpar também a cada uso. Não deixe migalhas de pão. Passe um pano seco e pronto.
 
Limpeza e Organização da Cozinha
 
Como você mesma pode ver, a cozinha é realmente o espaço da casa que mais chama atenção em termos de limpeza, organização e higiene, porque na cozinha são preparados os alimentos. Por este motivo é preferível limpar por etapas, para não esquecer um detalhe. E trabalhar em uma cozinha limpa e organizada é muito gratificante.
 
Estamos sugerindo a faxina por etapas e exemplificando os dias da semana, que você poderá mudar conforme a necessidade de cada casa.
 
Ex. Na quarta feira você pode limpar:
 
  • O forno: No mercado existem produtos específicos para limpeza pesada de fornos. Para limpar use pano para secar e esponja macia. Não use palha de aço ou qualquer outro objeto para remoção de manchas. A forma correta de limpar o forno é usar detergente e esponja úmida, em seguida retire o detergente com o pano. Lavando o pano, torcendo e passando novamente, depois é só secar.
  • Coifa: Limpe conforme instruções do fabricante, ou borrife água quente com detergente neutro e deixe agir por um 10 minutos. Passado esse tempo limpe esfregando com esponja macia, caso não tenha ficado limpo ainda, repita a operação e espere mais 5 minutos, esfregue novamente, enxágue e seque. A parte externa limpe com detergente neutro, passe a esponja macia, enxague e seque.
  • As peças de Inox: No dia a dia depois que usar as peças você pode limpar com sabão neutro e esponja macia. No dia da faxina pode usar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Lave normalmente e seque com pano macio. Manchas de água passe álcool ou vinagre.
  • Geladeira: Desligue a geladeira usando o botão especifico para este fim, depois que descongelar, limpe a parte interna da geladeira com uma mistura de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio para um litro de água. Use esponja macia, enxague com pano e seque. Para a borracha use detergente e escovinha, enxague com pano umedecido e seque bem. A parte externa também use detergente neutro, água, esponja macia e pano limpo e macio para enxaguar e secar. Nunca use produtos abrasivos ou palha de aço para não riscar ou manchar a pintura da geladeira.
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!